segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Óleo Essencial de Capim Limão (Erva Cidreira)



Propriedades terapêuticas do capim-limão: anti-séptico, desodorante, adstringente; alivia dores reumáticas e de outros tipos, relaxa os nervos

Usos para o capim-limão: na medicina tradicional, o capim-limão é geralmente administrado em forma de chá ou escalda-pés feito da erva fresca ou ainda do óleo essencial  do qual o paciente se beneficia inalando o cheiro. 

Para fazer um escalda-pés, adicione cerca de três gotas de óleo de capim-limão em dois ou três quartos de água quente em uma pequena bacia. Misture bem e mantenha seus pés na água por pelo menos 20 minutos. Você também pode adicionar algumas gotas em seu banho.


O capim-limão também trata dores de indigestão, reumatismo, e condições dos nervos. 

Pesquisadores também descobriram que essa refrescante fragrância reduz dores de cabeça e irritações, e evita tonturas. 

O Capim-limão é um anti-séptico que pode ser utilizado em vários tipos de infecções de pele, geralmente como lavagens ou compressas, e é especialmente eficiente contra tíneas e em áreas inflamadas. Na verdade, estudos comprovaram que ele é mais eficiente contra infecções de estafilococos do que penicilina e estreptomicina.

Quando adicionado a um condicionador de cabelos, água para rosto, ou vinagre, ele diminui cabelos oleosos e acne porque diminui a produção de óleo. Adicione 12 gotas de óleo essencial a 200 ml de vinagre de maçã e espalhe na área atingida. Você pode pulverizar essa mesma mistura no ar, ou em um balcão, ou nas paredes e pisos para desencorajar a invasão de insetos e o mofo. Adicione ao xampu de animais de estimação para repelir parasitas.

Alertas sobre o capim-limão: ele não é tóxico, mas causa sensibilidade na pele em algumas pessoas. 

 Luciana Martinatti (015) 8123-7568

Nenhum comentário:

Postar um comentário