sábado, 20 de agosto de 2011

Drenagem Linfática na Gestação

Drenagem linfática na gestação alivia dor de cabeça e insônia


Mesmo quando tudo está dentro do esperado durante a gravidez, há alguns aspectos, considerados normais e fisiológicos, que interferem no bem-estar da grávida,comumente as queixas são de dor lombar, micção frequente, edema, principalmente em membros inferiores, fadiga, enxaqueca, insônia e constipação.

É necessário durante a gravidez que ocorram alterações físicas no corpo da mulher, para que se tenha um perfeito crescimento e desenvolvimento do feto. Porém, essas alterações podem, às vezes, trazer como consequência dor e limitações em suas atividades diárias.

Um dos recursos para amenizar ou melhorar os sintomas causados pela gestação é a drenagem linfática, por exemplo, previne e trata as complicações decorrentes da gestação, auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, bem como de outros problemas relacionados às mudanças hormonais, tais como enxaqueca, insônia, constipação intestinal e cansaço, além de proporcionar relaxamento à gestante.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Por esse processo são eliminados o excesso de líquido e as toxinas. O estímulo da circulação venosa e linfática reduz a retenção de líquido, diminuindo os inchaços típicos da gravidez, além de estimular a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação. Combate a celulite e as estrias, alivia as tensões e dores musculares, e ativa o sistema vegetativo, aumentando a sensação de relaxamento e ajudando a combater o estresse. A drenagem também proporciona regeneração e aumenta a imunidade do organismo, uma vez que aumenta a eliminação de toxinas e estimula a produção de linfócitos pelos gânglios linfáticos.

Antes de iniciar a Drenagem Linfática o Profissional deve orientar a  importância da gestante conversar com o seu médico sobre o procedimento. Uma vez autorizadas pelo obstetra, às sessões de drenagem linfática podem ter início logo nas primeiras semanas de gestação, quando a mulher já começa a perceber mudanças no corpo e no comportamento. São indicadas até duas sessões por semana.

Com as sessões, as grávidas também passam a aceitar melhor a nova identidade corporal, aumentando o bem-estar emocional e fortalecendo o vínculo entre mãe e bebê.
Luciana Martinatti (015) 8123-7568

Nenhum comentário:

Postar um comentário