sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aromaterapia

Os aromas são descritos por quase todas as antigas civilizações: incensos, óleos essenciais e perfumes tanto para a cosmética quanto para os ritos mágicos ou na cura espiritual.

Contudo, a moderna visão da aromaterapia surgiu há mais de 70 anos, a partir de um acidente. O químico francês Gattefossé queimou seriamente a mão e, instintivamente, mergulhou-a em uma vasilha contendo óleo essencial de lavanda.

O ferimento cicatrizou rapidamente, em poucos dias, sem deixar marcas. Depois, junto com os médicos franceses Belaiche, Lapraz e Valnet realizaram várias pesquisas sobre as propriedades medicinais, aplicaram em pacientes com doenças graves. Porém, a pioneira em introduzir uma visão holística foi a bioquímica Margaret Maury, desenvolvendo métodos de aplicação (massagem, inalação, chás).

Como agem?

Os óleos essenciais estimulam, através do olfato, o sistema nervoso central, o cérebro, a memória e a psique, pois induzem a liberação de substâncias neuroquímicas, que podem ser sedativas, estimulantes ou relaxantes.

Quando usados na pele, suas propriedades medicinais penetram nos poros atingindo a corrente sanguínea, o sistema linfático, chegando aos órgãos.

Os óleos possuem a capacidade de restabelecer o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano; suas características também auxiliam na elevação espiritual, no relaxamento, na meditação e na sensação de bem estar.

Todo óleo essencial deve ser diluído em um carreador  antes de qualquer aplicação, isso evita possível irritação na pele ou narina.

Luciana Martinatti (015) 8123-7568

Nenhum comentário:

Postar um comentário